Sim, você não leu errado. Bebês podem ter espinhas e irei te dizer o porquê.
A Acne Neonatal, está relacionada ao aparecimento de lesões caracterizadas por cravos pretos ou brancos, espinhas avermelhadas e, em casos menos comuns, bolinhas com pus. Acometem o rosto do bebê, normalmente, nas bochechas, nariz e queixo.
Em geral, a acne aparece entre a terceira e a quarta semanas de vida da criança. No entanto, há alguns casos em que ela aparece por volta do terceiro mês do bebê. Nessa situação, chamamos de acne infantil, onde ela pode permanecer mais ou menos, até os 3 anos de idade.
Além do mais, ela está presente em torno de 30% dos bebês recém-nascidos. E, de acordo com estudos dermatológicos, essas "espinhas" surgem em razão à predisposição genética do bebê, depois dos hormônios maternos serem liberados durante o período de gestação,na fase do pós-parto e também durante a amamentação.
No entanto, há aquela diferença que falei no post anterior entre o MILIUM e a ACNE NEONATAL, lembram?
Se não lembra, volta lá no post passado para entender melhor. Vamos lá!
O que diferencia os dois é que no Milium as bolinhas possuem cores esbranquiçadas e amareladas, não apresentando pus em seu interior. Já na Acne neonatal as erupções na pele exibem cores avermelhadas como falado acima, manifestando pus. Mas a melhor maneira de identificar se é um ou outro é consultando a pediatra do seu pequeno, ok?!
Achou assustador? Não se preocupa não, porque é mais comum do que a gente pensa. E, além dela não é ser perigosa, ela não dói e nem deixa cicatrizes.
Não existe tratamento específico para erradicar as espinhas, a não ser, mantendo a higiene adequada, lavando sempre o rosto do seu bebê no banho, apenas com água ou também com água e sabão bem suave, indicado pela pediatra para a pele do bebê.
Lembre-se: Não pode esfregar, ok? E passar a mão bem levemente no rostinho dele. E sim, nada de tentar espremer como fazem nas espinhas em adultos.
Um alerta: Consulte sempre um pediatra mesmo que seu filho se enquadre na descrição desse post.
Gostou desse conteúdo bacana? Quer saber de mais informações sobre tudo que envolve a maternidade? Então fica ligada em nossos posts e até a próxima!